Audiolivro: A magia das radionovelas de volta em novo formato
Com uma demanda
cada vez mais crescente, o mercado de audiolivros vem ganhando adeptos tanto de
usuários quanto de profissionais da área.
A magia do formato
fica por conta da emoção e da imaginação.
É um convite para
o exercício da criatividade, uma porta aberta para uma dimensão que envolve
elementos do cinema e do livro, deixando, no entanto, a direção por sua conta.
O estúdio Sattnin
Texts and Idioms vem se envolvendo nesse novo mundo e convidou Audren de Azevedo,
proprietário da 2SS, para falar um pouco desse mercado.
A 2SS é uma empresa
de edição, fabulação e narração de audiolivros que está preparando uma obra de
ficção, suspense e terror para ser publicada ainda neste ano.
Títulos narrados
pelo Audren podem ser encontrados na página: http://www.ubook.com/browse/search/q/Audren+de+Azevedo.
Confira a entrevista!
1.
Como está o mercado de narração e dublagem
atualmente no Brasil?
O mercado de
narração se encontra em franco crescimento acompanhando a crescente mundial
desse novo formato que, por sua vez, segue o desenvolvimento tecnológico de
plataformas para audiolivro. Já o da dublagem vem se defasando há muito tempo.
Somente os dubladores que se mantém com suas vozes carimbadas de atores
consagrados e que ainda estão na fama, e alguns novos talentos que estão
surgindo, conseguem grandes trabalhos e garantem uma boa remuneração. Haja
vista que muitos dubladores de vozes reconhecidas estão preferindo trabalhar
para canais fechados como Multishow, Food Network e os canais da Tele Cine.
2. Quais são os
pré-requisitos exigidos para as carreiras de narrador e dublador?
Para Narrador:
basta a pessoa ter uma boa leitura no que implica saber pausar com as
pontuações; boa dicção; inglês se faz necessário e importante e se possível
alguma intimidade com francês, italiano, alemão e até outras línguas; ter boa
interpretação passando a emoção correta do que se está lendo; paciência e foco,
pois narrar um livro de 400 páginas não é fácil, imagina um de 800?! Aconselho a pessoa a montar um estúdio em
casa, na internet têm diversos vídeos explicando como fazê-lo.
Para Dublagem:
concluir o curso de teatro em que se possa obter o DRT, que é o registro para o
profissional dessa área. Depois, fazer um curso de dublagem. Geralmente, se
encontra nas capitais do país, e, por fim, procurar contatos e visitar as
empresas de dublagem que também se encontram, na sua maioria, nos grandes
centros do Brasil.
3. Você pode
pontuar as principais diferenças entre as duas?
As principais
diferenças são: Na narração você lê um texto e imprimi sua emoção segundo o que
você interpretou, lendo e acompanhando a historia do que está escrito.
Na dublagem você
tem a direção de dublagem e acompanha o monitor em que se exibe a historia em
formato de vídeo. As emoções que você exprime são todas voltadas para o
contexto de visualização dos gestos, comportamento, feição e um conjunto de
ações que existe numa cena em que tudo é direcionado à sua capacidade de levar
vida e imprimir o máximo de fidelidade a um ator e cena.
Outra grande
diferença é que na narração você recebe o material em pdf para ser lido, ou
seja, existem os capítulos, dedicatórias, pensamentos, introduções,
prefácios e etc..
Já na dublagem
você recebe o roteiro em “takes” e “timecode” das falas que são acompanhadas
por um diretor e monitor de vídeo.
4. E
especificamente sobre audiolivro? O que seria relevante pontuar nesse mercado?
Um mercado muito
promissor que mostra que o ser humano, realmente, quer ter comodidade e
facilidade hoje em dia.
Movimenta a área
de TI, Revisores, Editores, Sonoplastas, Web Designers e Narradores, além de
outros profissionais que estão intimamente ligados com essa nova perspectiva.
No Brasil,
diferente de EUA e alguns países da Europa ainda está em crescimento e as
pessoas devagarzinho estão se acostumando com a ideia de ouvir o livro ao invés
de lê-lo.
É inevitável que
esta tecnologia se expanda por aqui.
Grandes obras
aderiram a essa nova plataforma, e editoras do país inteiro se associaram a
esse novo formato.
O importante é que
os profissionais dessa área se tornam mais qualificados no que se trata de ler,
interpretar e emocionar através do audiolivro
5. Quais seriam as
três maiores vantagens e desvantagens para o usuário de áudio book?
Carregar livros
pesados no metrô ou num ponto de ônibus é, no mínimo, coisa do passado.
Cansar as vistas
com letras miúdas também não é muito legal.
Além disso, experienciar
a historia com a vivacidade que um narrador lhe passa é um diferencial
incrível.
Já como ponto
negativo seria o fato de que apenas escutar não lhe desenvolverá a escrita e,
consequentemente, afetará a sua evolução na oratória. No mais, não vejo outras
desvantagens.
6. Comparando os
mercados de livro impresso, e-book e audiolivro, qual, na sua opinião,
estaria mais em alta e por quê?
De forma crescente
o livro impresso que se agarra de alguma forma ao modelo clássico; em seguida
os e-books que consagram a tecnologia, mas que ainda exige a leitura das
palavras para entendimento da história e, por fim, o modelo que acho mais
interessante já que lida com suas fabulações através de uma voz que mexe com as
emoções – o audiolivro.
Esse formato, sem
dúvida, é o meu preferido pois insere aquela magia das grandes radionovelas,
quando o público ficava agarrado aos sons que exibiam nas historias e às suas
narrativas.
Esse formato de
audiolivro é mais interessante por isso, mexe muito mais diretamente com o imaginário
das pessoas.
Afinal de contas,
quem não se impressiona mais com alguém lhe contando a história?
7. Tem mais alguma
consideração que você gostaria de fazer?
Se você tem uma
historia para contar, um livro ou uma obra que queria publicar e nunca teve um
apoio para isso, a nossa empresa, 2SS, está no mercado de audiolivros. Nós
produzimos, narramos e sonorizamos, assim como orientamos todos que querem se
tornar narradores ou autores de audiolivros.
Trabalhamos diretamente
prestando serviços à Ubook, que hoje é a maior empresa de audiolivros da
América Latina, o que nos dá competência e credibilidade.
Assessoramos
também quem tem o sonho de ver seu livro físico publicado junto a uma grande
editora.
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