Livro infantil questiona estigmas sociais


Motivada por seus valores, a Editora Mouthé lançou o livro “A minhoca Sonhadora”.
Seu autor, Rafael Bressane, hoje com 18 anos de idade, tem uma característica que o torna ainda mais individualizado: o autismo.
Rafael, que foi autor da história da minhoca sonhadora com apenas 11 anos, foi capaz de criar uma narrativa cheia de sensibilidade que nos mostra que o estigma social é o verdadeiro aniquilador de sonhos e oportunidades, e que com boa vontade e esforço todos são capazes de ajudar a construir um mundo melhor.
Criada em 2012, a editora Mourthé tem por objetivo abrir espaço à literatura brasileira e aos que se empenham em apontar caminhos e soluções para os problemas atuais da humanidade, além de informar para conscientizar. 

A conselheira editorial da Editora Mouthé, Cláudia Rocha Mourthé, falou sobre a experiência, motivações e desafios do projeto para essa coluna. Confira abaixo:
1. Como surgiu a ideia de inserir um autor autista num livro?
A mãe do Autor procurou a editora com o original do livro “A minhoca sonhadora”.
Ao analisarmos a narrativa, nos sensibilizamos com o conteúdo e consideramos que poderia ser de grande contribuição para a inclusão social de crianças especiais. 

2. Quais foram as dificuldades da experiência?
Em termos editoriais, nossa preocupação foi de preservar integramente o desenho do autor, para isso convidamos o designer e artista plástico, Rafael Barros Garcia, que coloriu o livro sem interferir nos traços originais do desenho do autor. 

3. Quais foram as surpresas do processo?
A reação dos leitores com a profundidade do livro; que trata de aspectos sutis de desejos de integração e da dificuldade de ser aceito pela sociedade. Vimos muitos adultos lerem o livro e se emocionarem com o final. 

4. O lançamento desse livro faz parte de algum projeto de responsabilidade social da empresa, está atrelado a algum valor que a empresa defenda ou foi uma situação isolada?
O lançamento foi de fato uma ação isolada, mas em sintonia com a proposta de editora de publicar o que encontra de genuíno no universo literário brasileiro. Publicamos o livro do Rafael Brassane por reconhecer a qualidade e o conteúdo. É fato que a condição do autor foi um incentivo, mas a qualidade da narrativa foi fundamental para a publicação. 

5. Vocês repetiriam a experiência? Por que?
Sim, repetiríamos e estamos abertos a bons textos para publicação, pois acreditamos que uma criança autista tem qualidades e pode ser tão capaz quanto qualquer outra criança.


Quais são os projetos para o futuro?
Continuar publicando autores brasileiros e valorizando o que há de melhor em nossa cultura. 
Estamos também com projetos editoriais apoiando as publicações da “A Turma do Jiló”, uma associação sem fins lucrativos que acredita que a inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares. Mais informações podem ser encontradas em: www.turmadojilo.com 

7. Como adquirir o livro em questão e os outros títulos da editora Mourthé?
Os livros podem ser adquiridos através da loja do nosso site www.editoramourthe.com.br , nas grandes livrarias em versão tradicional, e em e-book.

8. Tem algum título em especial da editora que você gostaria de indicar aqui? Por favor, comente sobre suas razões.
Gostaria de indicar o livro em pauta: “A minhoca sonhadora”. É uma historia que encanta adultos e crianças e faz pensar nos nossos desejos, rejeições e conquistas pessoais. 

9. Existe mais alguma consideração que você queira fazer?
A leitura nos transporta para mundos encantados e pessoais.
Quando lemos dividimos com o autor historias que duram dias ou semanas.
Nossa imaginação constrói os cenários e as emoções são intensas.
As histórias dos livros tornam-se nossas experiências também, e passamos a viver outras vidas e outras formas de pensar e de sentir. Leiam!



Ao analisarmos a narrativa, nos sensibilizamos com o conteúdo e consideramos que poderia ser de grande contribuição para a inclusão social de crianças especiais.” 


Comentários

Postagens mais visitadas