O Marketing na Era Digital
Um termo amplo, que
está em moda há algum tempo e que muitos dizem entender sem dar-se conta da
complexidade do assunto.
Marketing! A “ponte”
entre produto/serviço e público-alvo, o desafio de empreendedores e
profissionais da área, o detalhe que pode fazer a diferença entre o existir e
ser sucesso.
Na coluna de hoje,
falamos com Levi Gama, publicitário, pós-graduado
em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e sócio-gerente da empresa RHO2
Treinamento e Desenvolvimento, que tem vasta experiência no assunto no ramo
corporativo e político. Confira!
1- Defina Marketing.
Quando é feito um
trabalho de planejamento perfeito de marketing para um produto, com certeza ele
será o produto certo, no lugar certo, na hora certa e pelo preço que o público
alvo pode pagar. Ou seja, isto é marketing.
2- Quais as principais mudanças
sofridas no marketing nos últimos anos?
O marketing
estruturalmente não tem sofrido mudanças. Continua basicamente sendo os mesmos
4P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção.
As grandes mudanças
têm acontecido na “praça” e na “promoção”.
Com o e-commerce - modalidade
de comércio feita por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares - já é possível ter
o mundo como “praça” de venda, deixando de lado as limitações geográficas.
A “promoção”,
propaganda para divulgação, está saindo radicalmente da mídia de massa para mídia
digital.
Hoje, um plano de
mídia é muito diferente de alguns anos atrás.
3. O que você acredita que ainda vai ser
modificado no setor?
A grande mudança já
começou e se refere à quantidade de informações criadas. Só nos últimos dois
anos, a quantidade de novas informações foi maior que toda a informação criada
na história da humanidade.
A automatização da
análise de dados vai permitir a criação de inúmeros aplicativos para gerenciar
o marketing das empresas.
Será possível
identificar as necessidades das pessoas e enviar produtos e serviços antes
mesmo que elas façam o pedido.
Esse
é o marketing da era digital que já começa a ser implementado. Produto certo,
na hora certa, no lugar certo e dentro das possibilidades de consumo de cada
pessoa no universo.
4. A seu ver, qual a importância do marketing no
crescimento de uma empresa?
A empresa sempre será do tamanho da
qualidade e capacidade de seu marketing. A empresa que investe em planejamento
de marketing decide para onde quer ir, não se deixando levar de um lado para o
outro por causa das oscilações do mercado.
5. Como está o mercado em Volta
Redonda e na região?
O mercado é muito grande. A atividade
de marketing está presente em todos os negócios. Todos os empresários fazem
marketing. Quando ele pensa que o produto que ele está fabricando ou vendendo
vai atrair um determinado público e que isso vai lhe dar um lucro, já está
fazendo marketing. Porém, e principalmente o pequeno empresário que tem que
pensar em tudo do seu negócio, nunca tem tempo para fazer uma análise de
mercado, medir a sua participação ou verificar quais são os produtos e
concorrentes entrantes. Com isso, a mortalidade de empresas é enorme, principalmente
no primeiro ano de vida.
O que falta para aproveitar esse
enorme mercado de pequenas e médias empresas é exatamente uma estratégia para
mostrar o quanto o marketing pode ajudar uma empresa a se manter no mercado, a crescer
e a produzir riqueza.
6. E em termos práticos, existe algum
nicho que não está sendo "coberto" pelos profissionais da região?
Diversos nichos ainda não perceberam
a necessidade de contratar um profissional específico de marketing. Pequenas
empresas, profissionais liberais, instituições religiosas, campanhas eleitorais,
pequenas e médias indústrias, poder público, entre outros.
7. Se você pudesse apontar apenas
três ações eficazes de marketing, quais seriam?
Pesquisa – um profissional de
marketing tem que ter seu pensamento no futuro. “O que vai acontecer com nosso
produto ou serviço nos próximos meses, anos e décadas?”; “Quais as mudanças no
mercado?”; “Quem está entrando no mercado?”; “O que as pessoas vão precisar
amanhã?”
Certamente, a falta de pesquisa e
análise de dados levou a Kodak, maior empresa de fotografia do planeta, com
mais de 100 mil empregados, a falência. Ela foi surpreendida pela tecnologia da
fotografia digital.
A empresa que investir e, realmente
acreditar em pesquisa, estará preparada para ter sucesso na criação de seu
produto e serviço e levará satisfação ao seu cliente.
Resumindo: Pesquise e satisfaça o seu
público alvo.
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